You are currently viewing Investigação e  Desenvolvimento – Software em Logística e Transportes

Investigação e Desenvolvimento – Software em Logística e Transportes

Investigação & Desenvolvimento – Software em Logística e Transportes

A Maeil é uma empresa certificada ao abrigo do Sistema de Gestão Integrado – Qualidade e Inovação, segundo as normas internacionais NP EN ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.

Dentro deste âmbito apresentamos abaixo os diversos projetos desenvolvido em parceria com diversas entidades:

Projetos I&D

Broker API – Trabalho em desenvolvimento

Este trabalho teve como objetivo a implementação de um sistema de integração genérico que permite aos utilizadores integrar sistemas heterogéneos na cloud através da utilização de APIs sem necessidade de codificação (no-code), ou minimizando a sua utilização (low-code). 

Data Prevista: Junho 2022

Link: Broker API – Trabalho em desenvolvimento


WMS Primavera Eye Peak Dashboard BI na Gestão de Armazém – Trabalho em desenvolvimento

Esta dissertação pretende desenvolver um dashboardou monitor de negócio com um conjunto de indicadores de performance de negócio (KPI) de apoio ao gestor de armazém e logística. Este dashboard é desenvolvido através de Business Intelligence (BI) com a tecnologia Power BI sobre duas aplicações, WMS Eye Peak e ERP Primavera, Warehouse Management System (WMS) e Enterprise Resource Planning (ERP), produtos do Portfolio Primavera. 

Data prevista: Junho 2022

Link: WMS Primavera Eye Peak Dashboard BI na Gestão de Armazém – Trabalho em desenvolvimento


Integração documentos Primavera através do QRCode – Trabalho em desenvolvimento

Com este projeto foi desenvolvido um software para processamento e integração de faturas de compra através do QRcode (obrigatório por lei) com a leitura em formato pdf e também o processamento e integração de documentos SAF-T com a finalidade integrá-los num ERP. Foi feita uma implementação das duas funcionalidades sobre o ERP Primavera, um software de gestão, que permitiu testar a solução e a visualização dos documentos gerados através dos dois suportes. 

Data Prevista: Junho 2022

Link: Integração documentos Primavera através do QRCode – Trabalho em desenvolvimento


Electronic Bill of Lading – Trabalho em desenvolvimento

Este projeto descreve conceitos essenciais de segurança necessários para entender blockchains, explicando este conceito juntamente com as suas características, organização usual e diversos conceitos que os distinguem.

Data Prevista: Junho 2022

Link: Electronic Bill of Lading – Trabalho em desenvolvimento


SPC Depot: Smart Parking Container Depot

O desenvolvimento deste projeto, no âmbito do Portugal2020, teve como objetivo reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação nos parques de contentores, ou terminais de contentores de 2ª linha, através dum algoritmo de arrumação automática de contentores. 

Data de conclusão: Fevereiro 2019

Link: SPC Depot: Smart Parking Container Depot


Integração Transporter + Cargofive

O objetivo do projeto é integrar o módulo de vendas do TMS Transporter com o Cargofive na consulta de pricing de fretes aos principais armadores mundiais, e poder usar o pricing negociados nos bookings geridos pelo TMS.
O Cargofive tem como objetivo facilitar e tornar mais rápido o processo de gestão de tarifas para fretes marítimos. Comparando os diversos preços e tarifas do mercado em tempo real, esta solução assegura que os transitários tomem as melhores decisões para as suas atividades comerciais.

Data de início: Janeiro 2018

Link: Cargofive


Cargo API

Este trabalho de I&D foi efetuado com o objetivo de investigar e implementar uma estratégia de modernização da camada de UI, de um sistema legado chamado Transporter, através do desenvolvimento duma API para exposição da camada funcional da aplicação a ser reutilizada por outro interface gráfico. O Transporter é um TMS, na área de transportes e logística desenvolvido pela MAEIL. 

Data: Maio 2017

Link:  Cargo API


CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte

O objetivo deste projeto foi o desenvolvimento de uma aplicação de business intelligence (BI) utilizando os microdados do Instituto Nacional de Estatística (INE), capturados diretamente das alfândegas sobre os manifestos de carga em Portugal. Pretendeu-se mostrar o potencial e utilidade da informação gerada a partir destes dados para diversos intervenientes no processo de importação e exportação a nível nacional. 

Data: Junho 2016

Link: CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte


Imform – Plataforma de Gestão de Importação

Este projeto teve como principal objetivo especificar os requisitos dum protótipo para uma plataforma online de gestão de processos de importação que permita à entidade importadora gerir e ter uma visão global sobre todo o processo de transporte internacional das suas mercadorias. 

Data: Setembro 2015

Link: Imform – Plataforma de Gestão de Importação


Projeto Shipperline

Tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma, que facilite e torne mais eficiente o processo de gestão, por parte dos carregadores, do transporte de mercadorias sobretudo por via marítima, de forma automática e menos dispendiosa, garantindo um melhor serviço aos compradores e controlando o seu próprio processo intermodal.

Data de início: Janeiro 2013

Link: Projeto Shipperline


Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores

No âmbito deste projeto foi desenvolvida uma solução de integração, com o software Transporter Agencies, TMS para gestão de Shipping, em processos de negócio que envolvem, as linhas de navegação, armadores e agentes de navegação. 

Data: Janeiro 2013

Link: Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores


Entidades Parceiras

Instituto Superior Técnico

S.P.C. – Serviço Português de Contentores, S.A. 

          Universidade de Coimbra

FCUL

Universidade de Aveiro