You are currently viewing CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte

CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte

CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte

O transporte marítimo é um dos principais meios de transporte no mundo. Os dados de importação e exportação são um reflexo das empresas, performance do país e crescimento da economia. A análise destes dados pode ter um grande impacto numa variedade de instituições, contribuindo para o seu plano tático e estratégico.

Apesar dos sistemas robustos em operação em Portugal, os dados resultantes do processo de importação e exportação de carga marítima de e para Portugal não estão publicamente acessíveis. Por exemplo, nos Estados Unidos da América, onde os reconhecimentos de embarque são públicos, existem diversas aplicações que fazem análises permitindo obter informação sobre o mercado internacional de transporte de carga por via marítima. Instituições públicas portuguesas também realizam algumas análises estatísticas mas estas não estão acessíveis atempadamente nem são completas.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de uma aplicação de business intelligence utilizando os microdados do Instituto Nacional de Estatística, que são capturados diretamente das alfândegas. Pretende-se mostrar o potencial e utilidade da informação gerada a partir destes dados para diversos intervenientes no processo de importação e exportação.

 

Tese de mestrado – CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte

Autor: Ricardo Carvalho

Empresa de investigação: Maeil

Entidade de ensino: Instituto Superior Técnico

Palavra-chave: Data Warehouse, Desenho Multidimensional, Dados de Transporte de Carga por via Marítima, Business Intelligence, Cargostats 

Data: Junho 2016

Tese: CargoStats – Extração de Informação de Dados de Transporte

 

Sobre a MAEIL

A Maeil é líder na Transformação Digital do Setor Logístico e dos Transportes e das empresas PME em Portugal e nos  PALOP e possui soluções de gestão logística e integrações com ERP para PME em diversos mercados.

Com foco na excelência, em 2018 a MAEIL tornou-se numa empresa certificada ao abrigo do Sistema de Gestão Integrado – Qualidade e Inovação, segundo as normas internacionais NP EN ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.