You are currently viewing Cargo API

Cargo API

Cargo API

Este artigo descreve a modernização de um sistema legado chamado Transporter. O Transporter  é um ERP na área de transportes e logística desenvolvido pela MAEIL.

A MAEIL pretende que o Transporter se torne mais apelativo para o utilizador comum e que acompanhe a evolução da tecnologia. Esta modernização consiste na criação da Cargo API, ou seja, criar uma API para expor funcionalidades do Transporter de modo que seja possível ter uma interface web browser que substitua a interface atual deste. São descritas todas as possíveis soluções já existentes para implementar esta API tendo em conta as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

O Transporter é uma aplicação com uma arquitetura cliente-servidor com lógica de negócio presente em ambas as partes. Também é discutida uma nova solução em que a API comunica com o Transporter e diretamente com a base de dados deste de modo que seja reduzida a quantidade de código reescrito e é consequentemente comparada com as soluções existentes.

É descrito como é que a integração é realizada entre o Transporter e a Cargo API, ou seja: a integração desta API com a base de dados, os pedidos realizados na comunicação com a Cargo API e a linguagem de REST para expressar as diferentes combinações de funcionalidades fornecidas pelo sistema do Transporter.

 

Tese de mestrado – Cargo API

Autor: Nuno Pereira

Empresa de investigação: Maeil

Entidade de ensino: Instituto Superior Técnico

Palavra-chave: Transporter, Modernização, Sistemas Legados, API, Integração.

Data: Maio 2017

Publicação: Tese Mestrado Instituto Superior Técnico

Tese: Cargo API


Sobre a MAEIL

A Maeil é líder na Transformação Digital do Setor Logístico e dos Transportes e das empresas PME em Portugal e nos  PALOP e possui soluções de gestão logística e integrações com ERP para PME em diversos mercados.

Com foco na excelência, em 2018 a MAEIL tornou-se numa empresa certificada ao abrigo do Sistema de Gestão Integrado – Qualidade e Inovação, segundo as normas internacionais NP EN ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.