Conheça os Transitários em Portugal

Conheça os Transitários em Portugal

A WALcargo e a MAEIL apresentam este estudo com o objetivo de divulgar a distribuição geográfica dos Transitários em Portugal, tendo em conta as localizações das sedes e respetivas filiais de cada empresa. A fonte de informação usada, foi a lista de associados da APAT, organização que representa esta classe em Portugal e que agrega a maioria destas empresas e do sector.


Análise


Na análise por distrito, podemos verificar que os distritos do Porto e de Lisboa contêm a maior concentração de Transitários, 153 e 139, respetivamente (estes valores são a soma das sedes e filiais). A Madeira (14) e os Açores (16) oferecem um número considerável de transitários. De notar que os distritos de Beja, Bragança, Portalegre e Santarém não apresentam qualquer Transitário. O gráfico seguinte, permite verificar o número de Transitários existentes nas regiões norte, centro e sul de Portugal, bem como nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. É de salientar que, não existe muita diferença entre a região norte (inclui o distrito do Porto) e a região centro (inclui o distrito de Lisboa). A região norte tem o maior número de sedes (108), no entanto, a região centro apresenta um maior número de filiais (77).
Em termos globais, e considerando as sedes e as filiais, podemos considerar que Lisboa e Porto tem um número idêntico de Transitários (153 e 139), apesar de existir a perceção de que existem mais entidades na região Norte, devido à localização da indústria a norte do País.

Outros Indicadores

Deste universo, apenas 23 entidades se encontram registadas como membros no website da FIATA. Aproveitamos também para incluir o indicador “Logistics Performance Index” que coloca Portugal com um valor de 3.71 (de 1 a 5), valor dentro da média europeia e a um nível elevado mundialmente. Este indicador é definido pelo Banco Mundial, com base num inquérito a mais de 1000 transitários em todo o mundo.



Se pretende que a sua Empresa seja incluída neste estudo ou pretende atualizar os seus dados (moradas, filiais, etc.), contacte a WALcargo para o efeito.