You are currently viewing ICS2 Import Control System 2

ICS2 Import Control System 2

ICS2 Import Control System 2 - Entra em vigor a 01.03.2023

A União Europeia tem como prioridade máxima garantir a segurança dos seus cidadãos e do mercado único. Todos os anos trilhões de euros em mercadorias são importados para a UE, com a UE-27 a corresponder a cerca de 15% do comércio mundial de mercadorias. A União Europeia está a implementar um novo programa alfandegário de segurança e proteção antes da chegada das mercadorias, sustentado por um sistema avançado de informação de carga em larga escala – Import Control System 2 (ICS2). O programa é um dos principais contribuintes para o estabelecimento de uma abordagem integrada da UE no sentido de reforçar a gestão de riscos alfandegários no quadro comum de gestão de riscos (CRMF).
 

O novo sistema avançado de informação de carga da UE, ICS2, apoia a implementação deste novo regime regulatório de proteção e segurança aduaneira, destinado a proteger melhor o mercado único e os cidadãos da UE, sendo que este sistema irá recolher dados sobre todas as mercadorias que entram na UE antes da sua chegada. Os Operadores Económicos (OE) terão de declarar os dados de segurança e proteção ao ICS2, através da Declaração Resumida de Entrada (ENS). 

A obrigatoriedade de preenchimento destas declarações não será a mesma para todos os OEs. Dependerá do tipo de serviços que prestam no movimento internacional de mercadorias e está vinculada às três datas de lançamento do ICS2 (15 de março de 2021, 1 de março de 2023 e 1 de março de 2024).

ICS2

Poderá encontrar mais informações no link seguinte: ICS2 – Import Control System 2

MAEIL - Atualização eFreight

Para os clientes que utilizam o nosso sistema eFreight para a comunicação das cartas de portes eletrónicas (eAWB), será necessário atualizar o nosso sistema de transmissão das cartas de porte e também o vosso sistema.

No link abaixo poderá encontrar a informação técnica para adaptar o vosso sistema.

MAEIL – Manual eFreight

Qualquer dúvida entre em contacto com o nosso departamento comercial: sales@maeil.pt.

Muito Obrigado, 

Equipa MAEIL