You are currently viewing Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores

Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores

Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores

A maioria dos Portos, Parques e Terminais de contentores em Portugal estão dotados  de sistemas de informação que permitem a troca de informação com os seus principais  parceiros de negócio através de meios eletrónicos, embora na generalidade dos casos não fomentem essa integração e continuem a trabalhar de forma pouco otimizada e ineficiente, recorrendo ainda a meios como o papel, fax e outros que não permitem a automatização dos seus processos de negócio.

No âmbito da tese foi desenvolvida uma solução de integração com o Transporter Shipping para os processos que envolvem, nomeadamente, as linhas, agentes de navegação e os armadores.

De modo a compreender o estado actual do processo de shipping, foi realizado um estudo com base num inquérito dirigido a várias entidades nacionais envolvidas nesse processo. Uma análise das respostas recolhidas nesse estudo permitiu caracterizar o suporte existente em termos de sistemas de informação e permitiu identificar uma tendência para a utilização de plataformas de comércio eletrónico bem estabelecidas no mercado.

A solução de integração proposta foi desenvolvida para integrar o sistema de informação de um cliente com uma plataforma eletrónica de shipping.

A solução é baseada numa orquestração BizTalk que integra vários tipos de sistemas e serve como prova-de-conceito para a integração do processo de shipping num cenário real.

 

Tese de mestrado – Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores

Autor: Pedro Miranda

Empresa de investigação: Maeil

Entidade de ensino: Instituto Superior Técnico

Palavra-chave: Transporter Systems, Sistemas de Informação, Shipping, Processos de Negócio, Integração

Data: Janeiro 2013

Publicação: Tese Mestrado Instituto Superior Técnico

Tese: Integração de Processos de Carga e Descarga de Contentores


Sobre a MAEIL

A Maeil é líder na Transformação Digital do Setor Logístico e dos Transportes e das empresas PME em Portugal e nos  PALOP e possui soluções de gestão logística e integrações com ERP para PME em diversos mercados.

Com foco na excelência, em 2018 a MAEIL tornou-se numa empresa certificada ao abrigo do Sistema de Gestão Integrado – Qualidade e Inovação, segundo as normas internacionais NP EN ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.