You are currently viewing Dia Mundial da Inovação

Dia Mundial da Inovação

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Inovação, e que melhor dia do que este para falarmos sobre a inovação que está a ser desenvolvida para o sector portuário, multimodal e dos transportes e logística em Portugal.

Apresentamos a Agenda NEXUS, um projeto altamente inovador que pretende implementar um futuro digital e sustentável de maneira a assegurar a descarbonização dos portos e das cadeias de valor. 

Este é liderado pelo Porto de Sines e junta 35 organizações num consórcio representativo da cadeia de valor, incluindo exportadores, operadores logísticos e de transporte, assim como empresas vocacionadas para exportar tecnologia e ainda entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII), altamente especializadas com o Know-how e a tecnologia para desenvolver esta agenda inovadora 

A presente agenda tem o objetivo de promover a transição digital e ecológica do setor dos transportes e da logística através do desenvolvimento de 31 novos produtos e serviços com elevado grau de inovação e diferenciação, em domínios como open data e IA – Inteligência Artificial, aplicados às operações portuárias, dos transportes e da logística, 5G, Cibersegurança, bem como, modelos e algoritmos predicativos para a gestão dos recursos energéticos.

A MAEIL é uma das organizações envolvida nesta agenda, e é responsável pelo desenvolvimento de diversos produtos que se inserem no domínio Nexus Smart Logistics (WP5), este constitui um pacote de trabalho de 6 diferentes projetos independentes, mas interligados, centrados na digitalização e integração hinterland e da atividade de transporte e serviços logísticos envolvendo o porto. Estes são o WEBTRANS3D Smart Depot Panel, eBL, eCMR, SHoT – Shiping on Time e Shipperform. 

 WEBTRANS: É uma estrutura inovadora de Gestão de Transportes LowCode\NoCode para construir aplicações cloud que serão integradas com NEXUS, e gerir nativamente o eBL, eCMR e todos os documentos eFreight. Será especialmente concebido para tirar o máximo partido de todo o contexto colaborativo de dados abertos do NEXUS.

3D Smart Depot Panel : É uma Ferramenta de Planeamento e Visualização inteligente de Empilhamento de Contentores para Depósitos com uma inovadora UI/UX. É apresentado como um suplemento aos sistemas TMS ou TOS, com interfaces que permitem a leitura da informação em tempo real do estado terminal do depósito e que permitam fazer movimentos de “arrastar e largar” no depósito e terminal através de um painel gráfico, muito útil tanto para a operação no terreno como para aqueles que fazem a gestão diária do depósito.

 eBL: Plataforma NEXUS interoperável de cadeia de bloqueio para desmaterialização de documentos de conhecimento de embarque utilizando tecnologia de cadeia de bloqueio seguindo as normas de comércio internacional.

eCMR: Plataforma a ser utilizada para desmaterialização de documentos CMR utilizando tecnologia de cadeia de blocos, que pode ser ligada a outras soluções eCMR (não baseadas em cadeia de blocos). Conceber e desenvolver a solução Nexus eCMR blockchain e implementar o piloto utilizando a estrutura Nexus, com a colaboração da Nexus Partners Network para demonstrar a sua utilização prática entre todas as partes envolvidas.

SHoT – Shiping on Time: Solução inovadora para a reserva e gestão do transporte de contentores em terra entre o expedidor e o porto (exportação) e o porto e o destinatário (importação), dando visibilidade a toda a rede NEXUS (onde e quando o contentor se encontra). Integração com a tecnologia Meight para optimizar o encaminhamento e a experiência de condução. 

Shipperform: Uma plataforma de expedidores para contratação de transporte multimodal de contentores de carga permitindo a licitação e reserva para transporte marítimo, camiões e ferroviário. 

A Agenda NEXUS vem revolucionar os setores dos Transportes e Logística por pretender conjugar a inovação no desenvolvimento de ferramentas digitais com novos equipamentos inteligentes e descarbonizados, de modo a reforçar a competitividade dos portos portugueses permitindo-lhes serem mais competitivos e independentes das exportações. 

Poderá encontrar mais informações sobre a Agenda NEXUS no link seguinte: Porto de Sines recebe Conferência se Arranque da Agenda NEXUS

Para mais informações, contacte-nos em sales@maeil.pt.

Muito Obrigado, 

Equipa MAEIL