You are currently viewing Agenda NEXUS promovida na II edição do Blue Investor

Agenda NEXUS promovida na II edição do Blue Investor

Agenda NEXUS: Inovação para o Futuro Sustentável do Setor Portuário e Logístico em Portugal

No dia 4 de outubro de 2023 a Agenda NEXUS foi promovida na II edição do Sustainable Blue Economy Investment Forum (SBEIF) – Blue Investor, que teve lugar na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

O evento teve como objetivo impulsionar agentes económicos a facilitar o acesso a meios de financiamento, promovendo assim uma economia azul sustentável. As discussões e tópicos destacados abordaram a relevância estratégica das tecnologias, inovação e transformação na esfera da economia azul, com particular ênfase no progresso das energias renováveis offshore, biotecnologia azul e na aceleração da transição digital e energética nos setores portuário e marítimo.

No contexto das exposições sobre iniciativas estratégicas para o país, o Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, apresentou a Agenda NEXUS, destacando os principais pontos do projeto que visa promover a descarbonização do corredor logístico de Sines. Isso será alcançado por meio do desenvolvimento de produtos e serviços altamente inovadores e diferenciados, abrangendo áreas como open data e IA – Inteligência Artificial aplicada às operações portuárias, logística de transporte, 5G, cibersegurança, assim como modelos e algoritmos preditivos para a gestão dos recursos energéticos.

É importante salientar que o NEXUS, enquanto agenda de inovação em larga escala, destaca-se como a principal iniciativa para o setor portuário, multimodal e de transportes em Portugal. Sob a liderança proativa do Porto de Sines, esta iniciativa é impulsionada por um consórcio composto por 35 parceiros comprometidos com a ambição de criar soluções que conduzam a um futuro resiliente e sustentável no âmbito do setor portuário e logístico.

A MAEIL é uma das organizações envolvida nesta agenda, e é responsável pelo desenvolvimento de diversos produtos que se inserem no domínio Nexus Smart Logistics (WP5), este constitui um pacote de trabalho de 6 diferentes projetos independentes, mas interligados, centrados na digitalização e integração hinterland e da atividade de transporte e serviços logísticos envolvendo o porto. 

A Agenda NEXUS está a trazer uma revolução aos setores dos Transportes e Logística, ao procurar combinar a inovação no desenvolvimento de ferramentas digitais com novos equipamentos inteligentes e descarbonizados. O objetivo é reforçar a competitividade dos portos portugueses, permitindo-lhes serem mais independentes e competitivos nas exportações.

Poderá encontrar mais informações sobre os projetos da MAEIL desenvolvidos no âmbito para a Agenda NEXUS no seguinte link: Dia Mundial da Inovação 

Se desejar saber mais informações, contacte-nos em sales@maeil.pt.

Muito Obrigado, 

Equipa MAEIL