You are currently viewing Quais os benefícios das API’s no Transporte de Carga

Quais os benefícios das API’s no Transporte de Carga

  • Post category:Maeil

Benefícios de usar APIs no transporte de carga

As API’s são o padrão moderno para comunicação de dados digitais interoperáveis em tempo real. Através da internet as API’s potencializam as aplicações que utilizamos diariamente, permitindo que troquem dados de negócio de forma automatizada entre si, e de forma segura. Desta forma os parceiros de negócio conseguem partilhar informação necessária sobre processos que envolvem várias entidades e plataformas ou aplicações de forma sistematizada. 

No entanto, a indústria dos transportes e logística na maioria dos casos, ainda usa e depende principalmente da tecnologia EDI e EDIFACT para comunicações de dados digitais, de forma assíncrona, e, portanto, sem ser em tempo real (desfasada no tempo). 

Conheça algumas razões para mudar de EDI’s para API’s:

Troca de dados em tempo real

Ao contrário do EDI, as APIs podem enviar dados automaticamente em tempo real para qualquer sistema integrado com a API e através da Internet. Como exemplo, expedidores e consignatários podem consultar o sistema de uma transportadora ou inscrever-se para receber automaticamente atualizações de status para qualquer evento relevante de forma integrada nos seus sistemas de negócio. Para isso a sua ferramenta deve ligar-se à API do Transportador (se este disponibilizá-la para tracking da mercadoria). 

Inovação 

Praticamente todas as APIs que trocam dados pela Internet usam protocolos e formatos padrão. Tudo o que é necessário para que os parceiros integrem informação é que cada parte implemente a API. Depois das APIs implementadas em ambas as entidades, os dados podem começar a fluir entre elas. De forma figurada, uma API funciona como uma ponte e o tráfego de dados está sempre a fluir por ela, ligando os sistemas em cada lado. 

Experiências do cliente

Todas as entidades do setor, sejam transportadores, transitários, armadores, despachantes e prestadores de serviços podem obter exatamente as informações de que precisam sobre o transporte de mercadoria implementando API’s (que sejam definidas entre todas as partes, definindo a informação que pretendem trocar). 

As API’s também permitem que as entidades do setor simplifiquem o seu processo de integração, proporcionando uma melhor experiência do cliente, e consequente fidelização, permitindo que este obtenha os dados da sua carga em tempo real através dos seus parceiros de logística. 

Para maximizar os seus benefícios, as APIs devem ser adequadas à finalidade e vinculadas aos padrões do setor para dados e processos respetivos, como por exemplo, aqueles definidos pela  DCSA  para transporte marítimo de contentores e aqueles desenvolvidos pela  IATA  para o setor do transporte aéreo de carga, entre outros. 

Se quiser saber mais sobre este tema ou tiver alguma dúvida, entre em contacto:

Equipa comercial | MAEIL

sales@maeil.pt

+351 933 100 046 | +351 214 229 110

MAEIL