You are currently viewing Visita ao Evento Bi-Anual, Transport Logistic em Munique

Visita ao Evento Bi-Anual, Transport Logistic em Munique

Foram 3 dias de visita, e ainda assim insuficientes para visitar todas as empresas e organizações presentes, nos 8 a 9 pavilhões ocupados por muitas centenas de entidades e por milhares de expositores, de largas dezenas de países, com espaços dedicados por temáticas (aéreo e rail), por clusters (tal como os portos ou regiões) e por setores (por exemplo, de TI), na maior feira do género organizada na Europa.

É um ponto de encontro incontornável do setor, para fazer negócio, conhecer novos parceiros e saber o que se passa no mercado e quais as novidades, em que todos os grandes players a nível internacional estão presentes. A dimensão e o investimento de muitas marcas nos seus espaços refletem a importância e reputação que dão a este certame.

A presença portuguesa comparativamente a outros países foi bastante modesta, mas organizada num espaço comum partilhado por uma meia-dúzia de entidades a promoverem a atividade e o nosso mercado, e a aproveitarem o networking global nesta concentração de única de profissionais de todo o mundo. Parabéns aquelas que marcaram presença e que percebem a importância de participarem.

munique

Surpreendeu muitas das empresas alemãs no pavilhão de TI terem apenas conteúdos e marketing na sua língua nativa, pouco preocupados com o mercado internacional e apenas focados no mercado interno, o que mostra a dimensão e riqueza do mesmo e que não obriga a sua internacionalização, para o crescimento das suas empresas locais.

Assistiu-se também, a muitas iniciativas de parceria e associativismo de muitas entidades para terem uma presença mais forte e significativa em grupo, nos seus pavilhões, como por exemplo os espaços do Luxemburgo, Portos de Espanha, Innovation Made in Germany, e da ITCO (International Tank Container Organisation).

Fica o desafio ao setor dos Transportes e Logística em Portugal, para se organizar e marcar uma presença mais forte, com a nossa identidade e para potenciar a relação com os mercados em que temos relações privilegiadas. Julgamos que também pode ser um evento interessante para exportadores e importadores que queiram perceber melhor o que o setor lhes pode oferecer.

O próximo Transport Logistic será de 9 a 12 de Maio, em 2017. Marque na sua agenda, vale a pena a visita! [symple_spacing size=”20″]